Iniciamos nosso trabalho de identificação e monitoramento de pragas e doenças na cultura de Citros, com o foco no Greening.
O greening é uma doença letal para a cultura de citros, que já ocasionou a perda de 70% da produção nos Estados Unidos.
O manejo da doença é realizado por meio da erradicação da planta contaminada, visto que quando a mesma possui a bactéria, se torna uma fonte de contaminação para as outras plantas próximas.
O Brasil é um dos maiores exportadores de Citros no mundo e possui diversos protocolos de manejo para o controle do greening. Entre os procedimentos destaca-se a inspeção visual planta a planta que é realizada por inspetores treinados, porém a acurácia deste procedimento é de apenas 40%, o que pode levar a erros de identificação.
A AgriEntech desenvolveu um algoritmo que é capaz de identificas as plantas contaminadas com greening utilizando imagens multiespectrais obtidas por drones e VANTs. Nós combinamos modelos físicos-matemáticos, inteligência artificial e machine learning para gerar uma identificação com alta precisão de georreferenciamento e mais de 90% de acurácia.
Estamos construindo um banco de dados para identificarmos todos os padrões de comportamento espectral de uma planta saudável e uma doente, de forma a gerar um sistema que seja capaz de realizar essa classificação em minutos, reduzindo consideravelmente o tempo de inspeção e os erros de identificação. Nosso algoritmo pode ser treinado para qualquer outra doença em qualquer cultura, podendo ser comercializado em escala global.